Deni Zolin

Cobradores vão passar de 50% para 25% das linhas de ônibus em Santa Maria

Depois da redução para 50% das linhas com cobradores de ônibus, adotada durante a pandemia, a prefeitura de Santa Maria já definiu que, a partir do reajuste da tarifa, adotará um percentual de apenas 25% dos ônibus com profissionais de cobrança, atrás da roleta. Essa redução já foi levada em conta no cálculo do preço da passagem, que apontou R$ 5,34 - o valor seria ainda maior se não houvesse essa nova redução do número de cobradores, segundo a prefeitura.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, afirmou que até sexta-feira deve ser anunciado o novo valor da passagem de ônibus e, no mesmo dia, assinado um novo decreto atualizando o percentual de cobradores de 50% para 25%. Esse corte foi uma das alternativas encontradas pela prefeitura para evitar um aumento ainda maior da passagem.

- Foi feito um cálculo para termos cobradores suficientes para abastecer as linhas com maior volume de passageiros, como na Zona Oeste, Sul e Leste, e alguns da Zona Norte, até porque nas linhas e horários de maior movimento, é preciso do cobrador para garantir mais agilidade para o ônibus - afirmou Ponsi.

Segundo o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini, o corte dos cobradores deve levar um tempo para ocorrer, já que serão feitas adequações nas linhas para avaliar em quais horários e itinerários é necessário ou não o profissional para cobrança. Em finais de semana e feriados, nenhum ônibus terá cobrador, e nos dias úteis, serão priorizados horários de pico e linhas de grande movimento.

Não há uma estimativa exata de quantos cobradores serão demitidos, mas seriam de 50 a 80 profissionais.

O presidente do sindicato dos funcionários das empresas de ônibus, Sitracover, Rogério Costa, afirma que, pelo que acontece em outras cidades do país, Santa Maria acabará extinguindo a profissão de cobrador. Porém, ele critica a maneira com isso está sendo implementado.

- Em Porto Alegre, deram um prazo para o pessoal se preparar e procurar outra colocação. Aqui, nem negociaram com a gente. Na última reunião que tivemos com o prefeito, ele prometeu que não teria redução do número de cobradores, mas confiar em político é como acreditar em nota de R$ 3 - criticou Costa.

Ele reforçou que os motoristas estão sobrecarregados e que seguirá cobrando uma adicional no salário para eles por acumularem a função de cobrador.

Já Ponsi disse que conversou com o Sitracover sobre a redução do número de cobradores e que o prefeito prometeu não extinguir a função de cobradores e que isso será mantido, já que 25% deles serão mantidos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De 418 famílias que moram perto dos trilhos em Santa Maria, 205 poderão ficar Anterior

De 418 famílias que moram perto dos trilhos em Santa Maria, 205 poderão ficar

Rede nacional de lojas desiste de abrir em shopping de Santa Maria Próximo

Rede nacional de lojas desiste de abrir em shopping de Santa Maria

Deni Zolin